A TRANSCRIAÇÃO TEATRAL E O ARTISTA PRODUTOR

Conferência / Roda de Conversa / Troca de Saberes

O fio condutor é a exposição dos processos de investigação e criação que deram origem e manutenção aos espetáculos da Companhia de Solos & Bem Acompanhados: metodologia, seleção de temas, autores e equipes, construção de roteiros, fusão e transposição de linguagens, técnicas e treinamentos, dinâmica de ensaios e produção.

Também se pretende discutir e ampliar o pensamento sobre questões relacionadas ao envolvimento do artista na produção teatral (o artista produtor), as distintas formas de manter uma companhia de teatro no Brasil e a inserção no mercado de trabalho.

Ao final, se propõe uma troca de saberes e experiências, tanto no âmbito prático, através de breve experimentação de exercícios físicos e vocais adotados no treinamento, quanto em relação aos diferentes formatos de condução e produção das companhias teatrais.

Objetiva-se promover o intercâmbio, estimulando a criatividade, fortalecendo as práticas, a profissionalização, os estudos e pesquisas das artes cênicas no Brasil.

 

 Tempo previsto: 2 horas

 

 Palestrante: Deborah Finocchiaro

Estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão, como diretora, produtora e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 32 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 17 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. Em 2006 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que atualmente tem em seu repertório os espetáculos “Pois é Vizinha…” (1993), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana” (2006), “GPS GAZA” (2014), “Caio do Céu” (2017) e as peças curtas “Erico de Bolso” (2013) e “Histórias de Um Canto do Mundo Chamado Sul” (2008). Seus mais recentes projetos são “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz” e “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados”, que agrega artistas de diferentes áreas para unir a literatura a outras expressões artísticas.

Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena.

Desde 2009 assina a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.