APRESENTAÇÃO E SINOPSE

Depois de 30 anos de trabalho na empresa Marcondes & Marcondes, a secretária bilíngue Marjori percebe que será demitida quando solicitam que ela treine uma mulher mais jovem para exercer exatamente as suas funções. Ocupada com lembranças, devaneios, tarefas e dificuldades em adaptar-se aos novos tempos, Marjori gasta sua vida em função de coisas que ela própria não escolhe, aceitando o que o “destino” lhe dá. É no seu diário que ela registra (ou inventa?) a poética de sua rotina massacrante.

 

Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue é resultado do encontro entre o trabalho de dois artistas que pesquisam e desenvolvem espetáculos solo: a atriz Deborah Finocchiaro (que já percorreu 18 estados brasileiros, Uruguai e Argentina com seus trabalhos) e Vinícius Piedade, diretor, dramaturgo e ator (que circulou por dezesseis países de cinco continentes com seus solos).

A partir do texto de Vinicius Piedade, a peça reflete profundamente sobre a alma humana, o envelhecimento, a  menopausa, a descartabilidade contemporânea e a sede de viver, usando o humor mas também a reflexão como ferramentas. As referências foram buscadas a partir da observação da vida cotidiana, de homens e mulheres que vivem situações parecidas com a de Marjori, e da necessidade de aprofundar uma reflexão sobre a poética das pessoas absolutamente comuns, colocando uma lupa no “ordinário” em busca do “extraordinário”.

Ao revelar sua intimidade através do diário, a personagem se autoinvestiga e convida o público a fazer o mesmo. Passeando pelos seus devires mais rasos ou mais profundos, vamos refletindo (no sentido espelho e no sentido pensamento) o que nos irmana nessa condição do viver em sociedade.

A trilha sonora original, de Gigi Magno, alicerça a obra e reforça as diferentes atmosferas propostas pelo texto. A luz, de Fabricio Simões, passeia entre a crueza de um escritório e o lúdico do imaginário da personagem, criando climas e delimitando espaços de lembranças e do tempo presente. O figurino e o cenário, assinados por Rafael Silva, buscam complementar o drama da obsolescência vivida por Marjori. Para tanto, ela veste um tailleur Chanel clássico na sua cor predileta: o bordô.

O cenário, traz elementos de um escritório clássico e um “banco” que se transforma em cena, de canos e conexões (produtos da Marcondes & Marcondes), bem como uma pipoqueira elétrica, que em determinado momento é acionada para oferecer “pipoca” aos espectadores. Mais do que apenas ilustrar o ambiente proposto, potencializa o drama e o humor da personagem.

Pautado em uma partitura corporal e vocal que investiga diversas potências rítmicas, Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue aposta no trabalho da atriz que dá vida a essa mulher em “estado de sítio, calamidade pública, mutação”. E é dessa situação limite que ela terá que se reinventar. Ou desinventar. Ou se recriar. Ou como ela tanto diz: “Recomeçar”.

 

DURAÇÃO DO ESPETÁCULO: 60 minutos / CLASSIFICAÇÃO: 12 anos

FICHA TÉCNICA

Dramaturgia: Vinicius Piedade e Deborah Finocchiaro, a partir do texto de Vinicius Piedade.

Direção: Vinicius Piedade

Assistência de direção: Jardel Rocha

Elenco: Deborah Finocchiaro

Trilha sonora original: Gigi Magno

Cenário e Figurino: Rafael Silva

Iluminação: Fabrício Simões

Mídias Sociais: Gabrielle Gazapina

Produção: Jordan Maia e Companhia de Solos & Bem Acompanhados

Coordenação de produção e Direção geral:Deborah Finocchiaro

Realização:Instituto Ling e Companhia de Solos & Bem Acompanhados

Apoio Cultural: AJURIS, EntreAtos, Clube de Cultura, Fundação ECARTA, Parangolé Bar, Prato Verde, SINTRAJUFE RS, Tablado Andaluz, Tempero 589 e as Rádios FM Cultura e Univates FM.

Agradecimentos: Ana Paula Faria, Caru Schwingel, Cristiane Eifler, Elisabete Crucillo, Marcia Kern, Prae-DME e Tom Perez.

ALGUMAS CRÍTICAS E COMENTÁRIOS

“… uma excelente oportunidade – na verdade, uma imperdível oportunidade – de a gente se reencontrar com a atriz Deborah Finocchiaro, uma das artistas mais completas de nossos palcos… O texto de Vinicius Piedade e da própria atriz permitem-lhe a exploração a melhor possível de suas capacidades. Ela é uma grande atriz, e a simplicidade aparente com que trabalha a versatilidade das diferentes situações bem o evidencia.
A trilha sonora de Gigi Magno auxilia na criação dos climas e mudanças de cena, a partir de uma ambientação simples, mas eficiente, de Rafael Silva, que também assina os figurinos. A iluminação de Fabrício Simões faz boas transições de tempo e garante o ritmo do trabalho. De todo esse conjunto harmonioso, resulta um trabalho equilibrado, em que todos os elementos da performance estão seguros, com destaque especial para a própria atriz.
A direção de Vinicius Piedade tem a qualidade de ser atenta a detalhes, dispensando, assim, a palavra e a explicação óbvia. É na cena, é na sua ação dramática que a personagem deve se definir e se apresentar/identificar para o espectador. E isso ocorre às maravilhas neste trabalho.
… cada passagem é uma evidência desta atenção e da boa compreensão do que seja a arte do teatro. Para além disso, o desafio que a atriz tem, por ser um trabalho solo, de dominar o espaço cênico… Diário secreto de uma secretária bilíngue dá continuidade, assim, a uma vitoriosa carreira de Deborah Finocchiaro, que evidencia maturidade, domínio absoluto de suas potencialidades e conhecimento de suas próprias qualidades. É um momento de prazer assistir a um espetáculo como este, prazer sobretudo para quem goste de teatro, verdadeiramente, e para quem o ator em cena é, enfim, aquilo que melhor caracteriza a arte teatral.

Antonio Hohlfeldt, crítico teatral – Jornal do Comércio, 26 de julho de 2019

 

“O palco é um espelho – estamos todos ali, de alguma forma retratados nas páginas de seu diário, na repetição dos dias, nos sonhos não realizados, nas expectativas tão distantes da realidade. Nós e Marjori, homens e mulheres que desperdiçamos o bem mais precioso que nos é dado: o tempo.”

Ana Paula Bardini, Arquiteta e Atriz

 

“Deborah, com seu talento cômico, vai costurando a história de Marjori com nossas histórias diárias, nossos relacionamentos, enganos, desenganos, paixões e desamores. Com sutileza, desliza pelos quatro cantos do palco, em suas mãos objetos se transformam. A mesa no escritório da Marcondes & Marcondes é seu território, e Marjori gira em torno dela como aTerra ao redor do Sol. Seu diário é sua vida idealizada em cada página, cada linha.”

Iaraci Silva, Professora, Atriz e Contadora de Histórias

BREVES CURRÍCULOS

Deborah Finocchiaro é bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes Cênicas da UFRGS. Atriz, diretora, locutora, apresentadora, roteirista, autora e produtora. Trabalha no teatro, cinema, televisão e rádio desde 1985. Em sua trajetória, recebeu 33 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 18 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. Em 1993 fundou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que traz em seu repertório dezenas de trabalhos. Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Desde 2009 assina a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.

 

Vinicius Piedade é ator, diretor, dramaturgo e escritor. Entre outros, escreveu, dirigiu e atua no espetáculo solo CARTA DE UM PIRATA (2003). Ministrou oficinas no projeto DRAMATURGIA do SESC nacional em abril de 2007. Atuou como performer em shows da trupe O TEATRO MAGICO pelo pais (2007 e 2008). Escreveu, dirigiu e atua na peça CÁRCERE (2008), editado em alemão pela editora Zuckerhut Theaterverlag. Em 2010 fez sua primeira turnê pela Europa com apresentações de CARTA DE UM PIRATA e CÁRCERE na Suíça (Zurique e Berna) e na Alemanha (Berlin, Stuttgart e Munique). Escreveu, dirigiu e atua no espetáculo IDENTIDADE (…) (2012). Em 2012 fez sua primeira apresentação nos Estados Unidos, em Nova York, com CÁRCERE (traduzido como JAILHOUSE). Em 2013 apresenta-se na África (Cabo Verde), na Bolivia, em Portugal e na Alemanha. Ministrou a oficina ATOR INCONFORMADO no curso de Atuação da SP Escola de Teatro como Formador Convidado (2014). Em 2015 circulou em varias regiões do Brasil, em Portugal, na França e na Espanha. Em 2016 apresenta-se na China com CÁRCERE representando o Brasil no festival Internacional de Macau. Também nesse ano seu texto IDENTIDADE(…) é montado em Portugal por artistas portugueses. Em 2017 estreia dois espetáculos com seu texto e direção, Pais e Filhos (ou Lasanha de Berinjela 1) e IRMÃOS (ou Lasanha de Berinjela 2). Com CÁRCERE se apresenta no High Fest International Performing Arts na Armênia e no Mindelact em Cabo Verde. Em 2018 realiza as comemorações dos dez anos de CÁRCERE com apresentações em diversas cidades do Brasil, Índia, Portugal, Espanha, Rússia, Angola, Alemanha, Cabo Verde, Lituânia e Turquia. Em 2019 estreou seu novo espetáculo solo HAMLET CANCELADO, contemplado pelo ProAC de Obras Inéditas do estado de São Paulo e escreveu e dirigiu DIÁRIO SECRETO DE UMA SECRETÁRIA BILINGUE, em parceria com a atriz Deborah Finocchiaro. Segue em turnê permanente com seus cinco solos em repertório.

A COMPANHIA

Companhia de Solos & Bem Acompanhados, um dos núcleos de criação cênica mais atuantes do Rio Grande do Sul, caracteriza-se pela mescla de diferentes linguagens, versatilidade e escolha de temas que estimulam a reflexão e o pensamento crítico. Em sua trajetória, já atingiu mais de 500.000 pessoas através de seus espetáculos, oficinas e performances. Atualmente tem em seu repertório os espetáculos “Pois é, Vizinha…”, direção Deborah Finocchiaro; “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, direção Deborah Finocchiaro e Jessé Oliveira; “GPS GAZA”, direção Camila Bauer e “Caio do Céu”, direção Luís Artur Nunes. As peças curtas “Histórias de Um Canto do Mundo Chamado Sul” e “Erico de Bolso”, os projetos “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz”, “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados”, que agrega artistas de diferentes áreas para unir a literatura a outras expressões artísticas e as obras literomusicais, “Leitura às Cegas”, “Palavra Balada” e “Benção Poetinha”, a partir da obra de Vinicius de Moraes. Além de dezenas de indicações, recebeu 35 prêmios, entre eles 9 de melhor espetáculo, 17 de melhor atriz, 2 de melhor cenário, 1 de melhor direção, trilha, texto adaptado, roteiro e 3 prêmios como melhor artista de teatro. Já percorreu mais de 80 cidades no RS, 18 estados brasileiros, Uruguai e Argentina, participando de temporadas, projetos, mostras e festivais nacionais e internacionais.

NECESSIDADES TÉCNICAS

O espetáculo poderá adaptar-se a diferentes espaços e condições técnicas a combinar.

 

MATERIAL:

01 mesa de escritório ou escrivaninha de madeira: 120 x 70 x 80

01 cadeira de escritório com rodinhas, de preferência nas cores bordô ou vermelha: 54 x 46 x 100

Suporte para vaso (pipoqueira) vertical, de preferência em madeira: 27 diâmetro x 99 altura.

(As medidas são aproximadas)

 

RIDER LUZ: 

01 console Avolites Pearl 2010

08 moving lights Martin Rush

08 par led RGBWA 3W

08 elipsoidais ETC 36 graus completos

24 frenéis 1000W

10 PCs 1000W

Rack Digital Compatível

Cabos e demais acessórios

3 técnicos para montagem

Tempo mínimo de montagem: 8hs

OBS: O espetáculo pode se adaptar às condições técnicas de cada espaço mediante contato prévio com o responsável Fabrício Simões.

 

RIDER SOM

01 mesa de som de no mínimo 6 canais (analógica ou digital)

Sistema de PA

Sistema de retorno

 

TRANSPORTE – Cenário e Equipe

Dependendo da distância, transporte aéreo, van sem o último banco, ou ônibus para transporte de cenário e equipe de 04 pessoas (não incluindo motorista): 01 atriz, 01 produtor, 01 técnico de luz, 01 técnico de som.

 

ESTADIA E ALIMENTAÇÃO

Para 04 pessoas (não incluindo o motorista) – Rooming list: 02 single e 01 duplo

 

CAMARIM – Água mineral sem gás, suco, frutas, sanduíches e biscoitos.

 

MONTAGEM: 10 horas / DESMONTAGEM: 02 horas

Diario_Fotos-DSC02495EDIT
Diário Secreto - foto Giovanna PozzerGP019
MACG5545

Acompanhe o espetáculo Diário Secreto de uma Secretária Bilíngue nas Redes Sociais: