
Sinopse:
Menina de Tranças e Cabelos Brancos é um espetáculo-manifesto lítero-musical, com três mulheres artistas, que apresentam obras da poeta e musicista Lilian Rocha, uma das principais vozes da literatura afro-brasileira no Rio Grande do Sul. Com diferentes linguagens artísticas, elas traçam uma linha do tempo da infância à maturidade das mulheres em nossa sociedade, por meio de narrações e música ao vivo, em tom direto, delicado, veemente, humorado e preciso. Os textos de Lilian Rocha têm força política, movem quem os acessa a indignar-se, a pensar e projetar uma sociedade sem racismo, sem machismo e sem etarismo. Ressignificando a trajetória de mulheres negras e não negras, que lutam e resistem por meio de sua ancestralidade e na urgência em legitimar o seu protagonismo na história de nosso país, o espetáculo é um convite ao engajamento do público na construção de um Brasil que afirme a negritude, nos fazendo ativos militantes do Bem Viver.
Duração: 50 minutos
Classificação: Livre
Teaser (jan 2025): https://youtu.be/HwS7eQqJ1H0
Espetáculo (jan. 2025): https://youtu.be/-WbtfLg7_DQ
Fotos para Imprensa:
https://drive.google.com/drive/folders/1x1WGO29c4JQEPZoqoO5_bXeMqjeFK2jj?usp=sharing
Ficha Técnica:
Textos, Poemas e Composições – Lilian Rocha
Roteiro – Lilian Rocha e Deborah Finocchiaro
Atuação, Trilha sonora e Instrumentos Musicais – Lilian Rocha, Deborah Finocchiaro e Kiti Santos
Canções – Lilian Rocha e José Carlos Rodrigues
Iluminação – Fabi Santos
Técnico de Som – Luciano Garofalo
Social Media – Geovana Benites
Direção Geral – Deborah Finocchiaro
Produção – Chana Mânica e Companhia de Solos & Bem Acompanhados Realização – Companhia de Solos & Bem Acompanhados
Sobre as Artistas:
Lilian Rocha é natural de Porto Alegre. Analista Clínica (UFRGS), Musicista (Liceu Palestrina), nasceu poeta e tem seis livros autorais: A Vida Pulsa – Poesias e Reflexões (Alternativa, 2013), Negra Soul (Alternativa, 2016), Menina de Tranças (Taverna, 2018), Agò (Instituto Estadual do Livro, 2022), Rochedos também choram (Bestiário, 2023) e Oju Dudu (Taverna, 2023) . Coautora do livro Leli da Silva Memórias: A Importância da História Oral (Alternativa, 2018). Membro da Coordenação do Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia, Vice-Presidente da Academia de Letras do Brasil – Seccional RS, Vice-Presidente Social da Associação Gaúcha de Escritores (2023/2024), Conselheira Fiscal da Sociedade Partenon Literário e membro de inúmeras agremiações literárias nacionais e internacionais. Patrona da Feira do Livro de Canoas/RS em 2021.
Kiti Santos é instrumentista, cantora e atriz. Ganhou o prêmio Tibicuera 2019 de melhor atriz coadjuvante, pelo trabalho realizado no espetáculo O Maravilhoso Mágico de Oz (2018). Em 2022 lançou o seu primeiro EP Natural com três canções autorais. Executou a trilha sonora, ao vivo, na peça Dona Flor e Seus Dois Maridos dirigida por Zé Adão Barbosa (2016). Realizou, em parceria com Simone Rasslan, o espetáculo Do Limão, a Limonada (2015-2016). Participou como cantora, instrumentista e compositora do grupo musical SEXTETO (2015-2018), sob direção de Néstor Monastério. Participou como backing vocal e saxofonista do Espetáculo Amém de Nei Lisboa (1993), atuou como atriz e musicista dos musicais infantis Lelé da Cuca (1990) e Tribobó City (1985). Em 2023 atuou como atriz, musicista e arranjadora no musical para crianças Adivinha o que é? e como compositora da trilha do espetáculo de dança aérea Ecos. É doutora em educação musical pelo programa de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).
Deborah Finocchiaro é multiartista, estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral no DAD / UFRGS (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, mestre de cerimônias, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 36 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 20 de Melhor Atriz, 2 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados – que já atingiu mais de 500.000 pessoas através de seus espetáculos, oficinas e performances. Já percorreu mais de 80 cidades no Rio Grande do Sul, 18 estados brasileiros, Uruguai, Argentina e Portugal, participando de temporadas, projetos, mostras e festivais nacionais e internacionais.
Necessidades Técnicas:
Sonorização:
03 D.I.s (direct box)
01 microfone AKG 414 com pedestal (para o asalato)
03 microfones SHURE SM57 com pedestais (para cajons e ukulele) 01 Mesa de no mínimo 16 canais balanceados (de preferência digital) 03 monitores de palco
Sistema de PA independentes e compatível com o local
(técnico responsável – Luciano Garofalo – lucianosomdireto2@gmail.com 51 98100-7288)
Iluminação:
13 canais de rack dimmer 2k
03 elipsoidais ETC 36º
06 plano convexo
04 fresnéis
08 PAR Led RGBWA
06 PAR 64 #5
Cabos e demais acessórios
01 Técnico(a) para montagem
(técnica responsável – Fabi Santos – fabi.bsantos@hotmail.com – 51 99485-9229)
Transporte, Estadia e Alimentação: Para equipe de 06 pessoas (03 artistas, 02 técnicos e 01 produtora)
Camarim: Água mineral sem gás, suco, frutas, sanduíches e biscoitos, sendo uma pessoa com restrição ao glúten, lactose e açúcar branco.
Montagem:
Mínimo de 4h