OFICINA INTENSIVA DE INTERPRETAÇÃO – ESPONTANEIDADE E DESENHO NO ESPAÇO

MINISTRANTE: Deborah Finocchiaro
LIMITE DE VAGAS: 20 alunos com idade mínima de 14 anos
DURAÇÃO: 04 horas
ORIENTAÇÃO: os alunos deverão usar roupas confortáveis, sapatos baixos, sem acessórios.

OBJETIVO GERAL:

           Em um encontro intensivo com estudantes, professores e pessoas interessadas no teatro, realizar uma vivência através de práticas do trabalho do ator, onde os participantes, tornando-se conscientes das infinitas possibilidades do corpo e da voz, e de que somos seres criativos por excelência – a criatividade não é privilégio, é inerente ao ser humano, basta estar aberto para enxergá-la e permiti-la – possam levar para suas vidas uma relação mais saudável e generosa consigo mesmos, consequentemente, com os outros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Ampliar as possibilidades de expressão;
  • Tornar-se disponível para a prática teatral;
  • Sensibilização e conscientização corporal e vocal;
  • Percepção espacial, relação corpo / espaço;
  • Foco – a importância do olhar;
  • O prazer do movimento criativo;
  • A precisão do movimento;
  • Reconhecimento e integração com os colegas;
  • Reconhecimento e exploração do espaço cênico;
  • O jogo e a comunicação;
  • Interação ator-espectador;
  • Observação, apreciação e breve análise das improvisações realizadas pelos outros grupos;
  • O teatro como veículo de comunicação pessoal e social.

BIBLIOGRAFIA:

  • OIDA, Yoshi – Um Ator Errante – São Paulo/SP, Editora Beca, 1992
  • OIDA, Yoshi – O Ator Invisível – São Paulo/SP, Editora Beca, 2001
  • GROTOWSKI, Jerzy – Em Busca de um Teatro Pobre – Rio de Janeiro/RJ, Editora Civilização Brasileira, 1987
  • BARBA, Eugenio – Além das Ilhas Flutuantes – Campinas/SP, Editora Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, 1991
  • BROOK, Peter – A Porta Aberta – Rio de Janeiro/RJ, Editora Civilização Brasileira, 2000
  • STANISLAYSKY, Constantin – A Preparação do Ator – Rio de Janeiro/RJ, Editora Civilização Brasileira, 1984
  • CASTANEDA, Carlos – Passes Mágicos – Rio de Janeiro/RJ, Editora Nova Era, 1998
  • BERTHERAT, Thérèse – A Toca do Tigre – São Paulo/SP, Editora Martins Fontes, 1990
  • BERTHERAT, Thérèse – O corpo tem suas razões – São Paulo/SP, Ed. Martins Fontes
  • WEIL, Pierre e TOMPAKOW, Roland – O Corpo Fala – Petrópolis/RJ, Editora Vozes, 1986

MINISTRANTE:

Deborah Finocchiaro estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 33 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 18 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro.
Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que tem em seu repertório, entre outros, os espetáculos “Pois é Vizinha…” (1993), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana” (2006), “GPS GAZA” (2014), “Caio do Céu” (2017) e “Diário Secreto de Uma Secretária Bilíngue” (2019). Os projetos e “Histórias de Um Canto – Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul” (2008), “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz” (2016), “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados”(2018) e as obras literomusicais: “A Espessura da Vida” (2018), “Leitura às Cegas” (2018); “Benção Poetinha”, a partir da obra de Vinicius de Morais (2018) e “Palavra Balada (2018).
Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020 foi tema do documentário “Deborah! O Ato da Casa”, longa-metragem produzido durante a quarentena, direção Luiz Alberto Cassol (2020). De 2009 a 2019 assinou a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.