A TRANSCRIAÇÃO TEATRAL E O ARTISTA PRODUTOR

Conferência / Roda de Conversa / Troca de Saberes

Nesta atividade, a atriz, diretora e produtora Deborah Finocchiaro compartilhará experiências dos seus 38 anos de carreira, além de mostrar detalhes da criação, produção, circulação e manutenção dos espetáculos e projetos da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, um dos núcleos de criação cênica mais atuantes do Rio Grande do Sul, que já atingiu mais de meio milhão de pessoas com seus trabalhos.

 

O objetivo é ampliar e estimular o envolvimento dos artistas na produção teatral, com conteúdos que abordam desde a construção de roteiros até a venda dos espetáculos, assim como as diferentes maneiras de se manter uma companhia de teatro e a inserção dos profissionais e suas obras no mercado de trabalho.

 

O conteúdo engloba a exposição das experiências de criação, produção, circulação e manutenção dos trabalhos (espetáculos e projetos) da Companhia de Solos & Bem Acompanhados: metodologia, seleção de temas, construção de roteiros, fusão e transposição de linguagens, associação com outros grupos e artistas – locais e de outros estados brasileiros -, técnicas, bem como a formação e treinamento de novos produtores.  Abordaremos também a importância das relações – com as equipes, colegas, fornecedores, contratantes, espectadores e todos que circulam em nosso entorno – baseadas no respeito, clareza, honestidade, escuta e bom humor, visando o equilíbrio e a saúde no exercício do acúmulo de funções: atuar, criar, produzir, manter.

 

Partiremos das seguintes questões: 

Como tomar as rédeas do nosso trabalho sem que isso signifique uma perda de qualidade artística? 

Como lidar com o paradigma: arte / produto? 

Como manter um trabalho em cartaz por mais tempo e explorar as diferentes possibilidades de expandi-lo? 

Como aprofundar a nossa liberdade criativa tendo como ponto de partida a viabilidade de uma criação? 

Até que ponto o nosso preconceito, autocrítica e julgamento emperram a nossa criação e consequentemente nosso desenvolvimento artístico e humano?  

 

Tempo Previsto

1h30 entre a explanação do conteúdo, perguntas e troca de saberes.

 

 

Sobre Deborah e a Companhia 

Deborah Finocchiaro é multiartista, estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral no DAD / UFRGS (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 36 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 20 de Melhor Atriz, 2 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. 

Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados – um dos núcleos de criação cênica mais atuantes do Rio Grande do Sul, que se caracteriza por sua versatilidade, escolha de temas que estimulam a reflexão e o pensamento crítico e a mescla de diferentes linguagens. Em sua trajetória reuniu mais de 300  artistas e grupos de diferentes áreas e cidades brasileiras, atingiu mais de 500.000 pessoas através de seus espetáculos, oficinas e performances. Já percorreu mais de 80 cidades no Rio Grande do Sul, 18 estados brasileiros, Uruguai e Argentina, participando de temporadas, projetos, mostras e festivais nacionais e internacionais. Tem em seu repertório inúmeras obras, entre elas os espetáculos teatrais “Pois é, Vizinha…” (1993), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana” (2006), “Caio do Céu” (2017), “Diário Secreto de Uma Secretária Bilíngue” (2019), a peça infantil, a partir do seu livro lançado pela Editora Bestiário, “Baile das Letrinhas” (2022), além de audiovisuais, saraus, performances e shows.

Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020 foi tema do documentário “Deborah! O Ato da Casa”, longa-metragem produzido de forma remota durante a quarentena, direção Luiz Alberto Cassol (2020).