LUZ, PRODUÇÃO, SOM, MÚSICA E INTERPRETAÇÃO
A “maratona” tem como objetivo principal integrar diversas áreas que envolvem o fazer teatral. Ministrada por integrantes da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, profissionais qualificados que atuam no mercado de trabalho há muitos anos, pretende oferecer desde noções básicas até o aprofundamento de questões pertinentes à prática teatral. Seu formato permitirá aos alunos participar de mais de um dos segmentos ou escolher a área, ou áreas que mais lhe interessar.
A “maratona” não visa somente à profissionalização de atores, produtores e técnicos, visa a contribuição na formação de cidadãos cada vez mais generosos e solidários no trabalho e na vida.
CRONOGRAMA SUGERIDO PARA UM DIA DE ATIVIDADES
9h às 12h – oficina de iluminação
14h às 17h – oficina de interpretação
17h30 às 20h30 – oficina de música
MÓDULOS
1. ILUMINAÇÃO – INTRODUÇÃO À ILUMINAÇÃO CÊNICA
FORMATO: uma hora e meia de teoria e conversação; uma hora e meia de contato com equipamentos e demais elementos do espaço cênico.
CONTEÚDO: Iluminação: História da iluminação; aspectos gerais da iluminação cênica; elétrica básica; refletores convencionais e suas funções; livre conversação.
OBJETIVOS: oferecer ao leigo ou ao iluminador com pouca experiência a oportunidade de conhecer os elementos básicos da iluminação cênica; aumentar a consciência da importância do envolvimento do técnico com o espetáculo.
LIMITE DE VAGAS: 20 alunos
NECESSIDADES TÉCNICAS: A oficina deverá ser realizada dentro de um teatro que possua equipamentos variados e um técnico responsável.
DURAÇÃO: 3 horas
2. INTERPRETAÇÃO – O SER EXPRESSIVO
FORMATO: uma hora de teoria; uma hora de aula prática e conversação.
CONTEÚDO: Serão desenvolvidas atividades práticas de expressão corporal e vocal, respiração, foco, coordenação motora, jogos teatrais e improvisação.
OBJETIVOS:Ampliar as possibilidades de expressão; Através do estímulo e desenvolvimento da
observação, criatividade, sensibilização e espontaneidade, tornar-se disponível para a prática teatral;
O teatro como veículo de comunicação pessoal e social.
LIMITE DE VAGAS: 20 alunos com idade mínima de 14 anos
ORIENTAÇÃO: É necessário o uso de roupas confortáveis, sapatos baixos, sem acessórios.
DURAÇÃO: 3 horas
3. MÚSICA AO ALCANCE DE TODOS
CONTEÚDO: Serão desenvolvidas atividades que englobam percepção musical, dinâmica, ritmo, afinação e pulsação; a relação entre o corpo e a produção de sons e ritmos musicais; a interação da música com o teatro.
OBJETIVOS: Aproximar a música da vida dos participantes; conscientizar de que todos tem a capacidade de fazer musica; ampliar e descobrir as possibilidades musicais individuais e em grupo.
LIMITE DE VAGAS: 20 alunos com idade mínima de 14 anos
DURAÇÃO: 3h
A COMPANHIA
A Companhia de Solos & Bem Acompanhados, um dos núcleos de criação cênica mais atuantes do Rio Grande do Sul, caracteriza-se pela mescla de diferentes linguagens, versatilidade e escolha de temas que estimulam a reflexão e o pensamento crítico. Em sua trajetória, já atingiu mais de 500.000 pessoas através de seus espetáculos, oficinas e performances. Atualmente tem em seu repertório os espetáculos “Pois é, Vizinha…”, direção Deborah Finocchiaro; “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, direção Deborah Finocchiaro e Jessé Oliveira; “GPS GAZA”, direção Camila Bauer, “Caio do Céu”, direção Luís Artur Nunes e “Diário Secreto de Uma Secretária Bilingue”, direção de Vinícius Piedade e Deborah Finocchiaro. As peças curtas “Histórias de Um Canto do Mundo Chamado Sul” e “Erico de Bolso”, os projetos “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz”, “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados”, que agrega artistas de diferentes áreas para unir a literatura a outras expressões artísticas e as obras literomusicais, “Leitura às Cegas”, “Palavra Balada” e “Benção Poetinha”, a partir da obra de Vinicius de Moraes. Além de dezenas de indicações, recebeu 37 prêmios, entre eles 9 de melhor espetáculo, 18 de melhor atriz, 2 de melhor cenário, 2 de melhor trilha, 1 de melhor direção, texto adaptado, roteiro e 3 prêmios como melhor artista de teatro. Já percorreu mais de 80 cidades no RS, 18 estados brasileiros, Uruguai e Argentina, participando de temporadas, projetos, mostras e festivais nacionais e internacionais.
MINISTRANTE:
Deborah Finocchiaro estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 33 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 18 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro.
Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que tem em seu repertório, entre outros, os espetáculos “Pois é Vizinha…” (1993), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana” (2006), “GPS GAZA” (2014), “Caio do Céu” (2017) e “Diário Secreto de Uma Secretária Bilíngue” (2019). Os projetos e “Histórias de Um Canto – Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul” (2008), “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz” (2016), “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados”(2018) e as obras literomusicais: “A Espessura da Vida” (2018), “Leitura às Cegas” (2018); “Benção Poetinha”, a partir da obra de Vinicius de Morais (2018) e “Palavra Balada (2018).
Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020 foi tema do documentário “Deborah! O Ato da Casa”, longa-metragem produzido durante a quarentena, direção Luiz Alberto Cassol (2020). De 2009 a 2019 assinou a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.