MULHERES – FACES E FASES

Faça da sua vida uma obra de arte

Essa oficina, voltada para o público feminino, aborda e valoriza as diferentes fases da mulher e principalmente a questão da menopausa. A atividade de autodesenvolvimento pretende contribuir para que as mulheres percebam, ampliem e aprimorem suas inúmeras capacidades expressivas e consequentemente vislumbrem novas perspectivas para sua vida: com mais confiança, atitude, entusiasmo, determinação e aceitação consigo e com os outros.

 

PÚBLICO ALVO: público feminino a partir dos 14 anos

 

CARGA HORÁRIA e LIMITE DE VAGAS: A oficina poderá ser adaptada a partir do interesse e necessidade do contratante: em um ou mais dias, em pequenos ou grandes grupos, presencial ou virtual (no caso do período de distanciamento social imposto pela pandemia do coronavírus).

 

ATIVIDADES:
– Sensibilização e conscientização corporal e vocal;
– Percepção espacial, relação corpo / espaço;
– Práticas específicas para amenizar os “calorões”;
– Foco – a importância do olhar e da presença;
– Reconhecimento e integração com o grupo;
– O jogo e a comunicação;
– Interação “palco-plateia”;
– Ritmo e intensidade;
– Improvisação;
– Observação, escuta e roda de conversa.

 

OBJETIVOS:
– Conscientização e aceitação das nossas diferentes fases;
– Encontrar outras formas e olhares sobre nossa condição física e emocional em relação ao envelhecimento;
– O bom humor como elemento fundamental para saúde e relacionamentos;
– A prática teatral como veículo de desenvolvimento pessoal e social;
– Reconhecimento dos padrões comportamentais e da performance corporal e vocal como importante ferramenta de autoconhecimento e comunicação;
– Ampliação e aperfeiçoamento das possibilidades de expressão;
– O prazer do movimento criativo;
– Reconhecimento e exploração do espaço interno e externo;
– Valorização da experiência pessoal como oportunidade de troca e cooperação.

 

ORIENTAÇÃO: As participantes devem vestir roupas confortáveis e sapatos baixos ou pés descalços

 

MINISTRANTE:

Deborah Finocchiaro estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 33 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 18 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro.
Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que tem em seu repertório, entre outros, os espetáculos “Pois é Vizinha…” (1993), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana” (2006), “GPS GAZA” (2014), “Caio do Céu” (2017) e “Diário Secreto de Uma Secretária Bilíngue” (2019). Os projetos e “Histórias de Um Canto – Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul” (2008), “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz” (2016), “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados”(2018) e as obras literomusicais: “A Espessura da Vida” (2018), “Leitura às Cegas” (2018); “Benção Poetinha”, a partir da obra de Vinicius de Morais (2018) e “Palavra Balada (2018).
Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020 foi tema do documentário “Deborah! O Ato da Casa”, longa-metragem produzido durante a quarentena, direção Luiz Alberto Cassol (2020). De 2009 a 2019 assinou a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.

Acesse os links e saiba mais:
https://linktr.ee/deborahfinocchiaro
https://linktr.ee/ciadesolos
www.youtube.com/user/deborahfinocchiaro
www.instagram.com/deborahfinocchiaro