APRESENTAÇÃO E SINOPSE

Versátil e itinerante, o SARAU VOADOR reúne diferentes manifestações artísticas – literatura, música, teatro, dança, circo, artes visuais – em um encontro marcado pela liberdade criativa, pelo compartilhamento e pela transposição de linguagens.
Contando sempre com um ou mais convidados, proporciona os diversos olhares e leituras sobre um determinado texto, tópico ou autor. Também oferece a divulgação de produtos culturais através de conversas bem humoradas. Pode ser apresentado em inúmeros eventos e espaços, permitindo ao contratante a sugestão de participações e temas.
O lema do sarau é: “junta todo mundo que é pro mundo melhorar”!

 

Sua duração e classificação etária variam conforme a edição.

FICHA TÉCNICA

Apresentação e Curadoria: Deborah Finocchiaro e Roger Lerina

 

Produção: Ana Lombardi

 

Assistência de Produção: Debora Bregalda

 

Assessoria de Imprensa: Roberta Amaral

 

Assessoria Digital: Gabrielle Gazapina

 

Captação e Edição de Imagens – Giovanna Green Hagemann

 

Parceria Cultural: Companhia de Solos & Bem Acompanhados, Tomo Editorial e Festipoa Literária

BREVES CURRÍCULOS

Deborah Finocchiaro estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão, como diretora, produtora e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 32 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 17 de Melhor Atriz, 1 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. Em 2006 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que atualmente tem em seu repertório os espetáculos “Pois é Vizinha…” (1993), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana” (2006), “GPS GAZA” (2014), “Caio do Céu”, a partir da obra de Caio Fernando Abreu, direção de Luís Arthur Nunes (2017) e as peças curtas “Erico de Bolso” (2013) e “Histórias de Um Canto do Mundo Chamado Sul” (2008). Seus mais recentes projetos são “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz” e “Improvisos Transcriados”, que agrega artistas de diferentes áreas para unir a literatura a outras expressões artísticas. Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Desde 2009 assina a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.

 

Roger Lerina é jornalista e crítico de cinema, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Foi vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) entre 2008 e 2010 e presidente de 2010 a 2012. Foi parecerista dos editais de incentivo à produção audiovisual da Oi Futuro entre 2012 e 2014. Integrou o Júri Oficial da competição de curtas-metragens nacionais do 36º Festival de Cinema de Gramado, em 2008, e o Júri da Crítica do 39º Festival de Cinema de Gramado, em 2011. Integrou o Júri da Fipresci (Federação Internacional dos Críticos de Cinema) do 13º Festival Internacional de Cine de Punta del Este, em 2010, e do Festival do Rio 2011. Participou do júri da seção gaúcha do concurso nacional de documentários DOCTV IV, em 2008. Foi corroteirista das atividades oficiais do 43º Festival de Cinema de Gramado, em 2015, e da 45ª edição do festival, em 2017. Editou de 1999 a 2017 a coluna Contracapa (artes, cultura e entretenimento), publicada no Segundo Caderno do jornal Zero Hora. Neste período, também atuou como repórter cultural do caderno de variedades de ZH. Apresentou o “Programa do Roger” na TVCOM entre 2011 e 2015. Em janeiro de 2007, ganhou o Prêmio Joaquim Felizardo, na categoria Jornal, concedido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. É autor do livro “Mauro Soares – A Luz no Protagonista” (2015), volume da coleção Gaúchos em Cena, publicada pelo festival Porto Alegre Em Cena. Editou pela Artes & Ofícios Editora, entre outros títulos, a coletânea de textos “Cinema – Um Zapping de Lumière a Tarantino” (1995), de Luiz Carlos Merten, crítico de cinema do jornal O Estado de S. Paulo. Roteirizou os quatro episódios da série de documentários para a televisão “Sul sem Fronteiras” (2000), sobre aspectos da cultura e da história gaúchas, produzida pela Zeppelin Produções e veiculada nacionalmente pela rede TVE. Foi corroteirista da minissérie “Tá no Sangue – Os Fagundes”, veiculada pela RBS TV em 2016. Atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil.

A COMPANHIA

A Companhia de Solos & Bem Acompanhados, um dos núcleos de criação cênica mais atuantes do Rio Grande do Sul. Caracteriza-se pela mescla de diferentes linguagens, versatilidade e escolha de temas que estimulam a reflexão e o pensamento crítico. Em sua trajetória, já atingiu mais de 500.000 pessoas através de seus espetáculos, oficinas e performances. Atualmente tem em seu repertório os espetáculos “Pois é, Vizinha…”, direção Deborah Finocchiaro; “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana”, direção Deborah Finocchiaro e Jessé Oliveira; “GPS GAZA”, direção Camila Bauer e “Caio do Céu”, direção Luís Artur Nunes. As peças curtas “Histórias de Um Canto do Mundo Chamado Sul” e “Erico de Bolso” e os projetos “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz” e “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados”, que agrega artistas de diferentes áreas para unir a literatura a outras expressões artísticas.

Além de dezenas de indicações, recebeu 35 prêmios, entre eles 9 de melhor espetáculo, 17 de melhor atriz, 2 de melhor cenário, 1 de melhor direção, trilha, texto adaptado, roteiro e 3 prêmios como melhor artista de teatro. Já percorreu mais de 80 cidades no RS, 18 estados brasileiros, Uruguai e Argentina, participando de temporadas, projetos, mostras e festivais nacionais e internacionais.

NECESSIDADES TÉCNICAS

O espetáculo tem versatilidade, podendo adaptar-se a diferentes espaços e condições técnicas a combinar.

 

Sarau Voador - Foto Roberta Amaral IMG_6296
IMG_7520
Sarau Voador - Foto Roberta Amaral IMG_9118

Acompanhe o Sarau Voador nas Redes Sociais: