APRESENTAÇÃO E SINOPSE

Versátil e itinerante, o Sarau Voador reúne diferentes manifestações artísticas em um encontro marcado pela liberdade criativa, pela colaboração e pela transposição de linguagens. Contando sempre com convidados, o evento compartilha com o público os diversos olhares e leituras sobre um determinado tema, obra ou criador. Uma construção conjunta e participativa entre anfitriões, convidados e plateia, como no lema do sarau: “Junta todo mundo que é pro mundo melhorar”.

FICHA TÉCNICA

Apresentação e Curadoria: Deborah Finocchiaro e Roger Lerina

Pintura ao Vivo: Alexandre Carvalho

Produção: Debora Bregalda

Assessoria de Imprensa: Grazieli Binkowski

Social Media: Gabrielle Gazapina

Hino do Sarau (canção Todo Mundo pro Mundo): Laura Finocchiaro

Coordenação de Produção, Roteiro e Direção Geral: Deborah Finocchiaro

Parceria Cultural: Site Roger Lerina, Tomo Editorial e Festipoa Literária

Realização: Companhia de Solos & Bem Acompanhados

BREVES CURRÍCULOS

Deborah Finocchiaro é multiartista, estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral no DAD / UFRGS (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, mestre de cerimônias, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 36 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 20 de Melhor Atriz, 2 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro. Em 1993 criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados que tem em seu repertório inúmeras obras, entre elas os espetáculos teatrais “Pois é, Vizinha…” (1993), “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana” (2006), “Caio do Céu” (2017), “Diário Secreto de Uma Secretária Bilíngue” (2019), “Baile das Letrinhas” (2022) e o projeto “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados”(2018) que já reuniu mais de 400 artistas de diferentes áreas e estados brasileiros. Entre os trabalhos realizados durante a pandemia, estão o projeto “Invisíveis – Histórias Para Acordar” (espetáculo virtual, exposições, performance e podcast), contemplado pelo Programa Iberescena em coprodução com Casulo – Núcleo de Artes Performativas, de Portugal, direção geral Deborah Finocchiaro (2020/2021), o vídeoteatro “Classe Cordial”, direção Jardel Rocha (2021), a websérie “Confessionário – Relatos de Casa”, direção Deborah Finocchiaro e Luiz Alberto Cassol (2020/2021) e os programas / podcasts “Estação Confessionário”, “Estação Sarau Voador” e “Invisíveis – Histórias para Acordar” (2021). Em 2014 foi a artista homenageada do 21º Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5º volume da coleção Gaúchos Em Cena. Em 2020 foi tema do documentário “Deborah! O Ato da Casa”, longa-metragem com direção de Luiz Alberto Cassol (2020). Em 2022 lançou, pela Editora Bestiário, o livro infantil “Baile das Letrinhas”.

 

Roger Lerina é jornalista e crítico de cinema, integrante da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema). Foi vice-presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) entre 2008 e 2010 e presidente de 2010 a 2012. Foi parecerista dos editais de incentivo à produção audiovisual da Oi Futuro entre 2012 e 2014. Integrou o Júri Oficial da competição de curtas-metragens nacionais do 36º Festival de Cinema de Gramado, em 2008, e o Júri da Crítica do 39º Festival de Cinema de Gramado, em 2011. Integrou o Júri da Fipresci (Federação Internacional dos Críticos de Cinema) do 13º Festival Internacional de Cine de Punta del Este, em 2010, e do Festival do Rio 2011. Participou do júri da seção gaúcha do concurso nacional de documentários DOCTV IV, em 2008. Foi corroteirista das atividades oficiais do 43º Festival de Cinema de Gramado, em 2015, e da 45ª edição do festival, em 2017. Editou de 1999 a 2017 a coluna Contracapa (artes, cultura e entretenimento), publicada no Segundo Caderno do jornal Zero Hora. Neste período, também atuou como repórter cultural do caderno de variedades de ZH. Apresentou o “Programa do Roger” na TVCOM entre 2011 e 2015. Em janeiro de 2007, ganhou o Prêmio Joaquim Felizardo, na categoria Jornal, concedido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre. É autor do livro “Mauro Soares – A Luz no Protagonista” (2015), volume da coleção Gaúchos em Cena, publicada pelo festival Porto Alegre Em Cena. Editou pela Artes & Ofícios Editora, entre outros títulos, a coletânea de textos “Cinema – Um Zapping de Lumière a Tarantino” (1995), de Luiz Carlos Merten, crítico de cinema do jornal O Estado de S. Paulo. Roteirizou os quatro episódios da série de documentários para a televisão “Sul sem Fronteiras” (2000), sobre aspectos da cultura e da história gaúchas, produzida pela Zeppelin Produções e veiculada nacionalmente pela rede TVE. Foi corroteirista da minissérie “Tá no Sangue – Os Fagundes”, veiculada pela RBS TV em 2016. Atua como repórter e crítico de cinema no Canal Brasil.

A COMPANHIA

Companhia de Solos & Bem Acompanhados, um dos núcleos de criação cênica mais atuantes do Rio Grande do Sul, caracteriza-se pela versatilidade, escolha de temas que estimulam a reflexão e o pensamento crítico e a mescla de diferentes linguagens. Ao longo de sua trajetória reuniu mais de 500 artistas e grupos de diferentes áreas e cidades brasileiras. Já atingiu mais de 500 mil pessoas através de seus espetáculos, oficinas e performances.

Além de dezenas de indicações, recebeu 43 prêmios, entre eles 10 de melhor espetáculo, 20 de melhor atriz, 2 de melhor cenário, 2 de melhor trilha, 2 de melhor direção, 1 de melhor texto adaptado, roteiro, figurino e 3 prêmios como melhor artista de teatro. Já percorreu mais de 80 cidades no RS, 18 estados brasileiros, Uruguai e Argentina, participando de temporadas, projetos, mostras e festivais nacionais e internacionais.

NECESSIDADES TÉCNICAS

O espetáculo tem versatilidade, podendo adaptar-se a diferentes espaços e condições técnicas a combinar.

 

Sarau Voador - Foto Roberta Amaral IMG_6296
IMG_7520
Sarau Voador - Foto Roberta Amaral IMG_9118

Acompanhe o Sarau Voador nas Redes Sociais: