Deborah Finocchiaro é multiartista, estreou no teatro em 1985. Bacharel em Interpretação Teatral no DAD / UFRGS (1992), já participou de centenas de trabalhos como atriz no teatro, cinema e televisão. É também diretora, locutora, produtora, mestre de cerimônias, apresentadora, roteirista e ministrante. Ao longo de sua carreira, recebeu 36 prêmios, entre eles 9 de Melhor Espetáculo, 20 de Melhor Atriz, 2 de Melhor Direção, 1 de Melhor Texto Adaptado, 1 de Melhor Roteiro e 3 como Melhor Artista de Teatro.
Em 2006 fundou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, que traz em seu repertório diferentes trabalhos citados acima. Anteriormente, assinou a direção do premiado espetáculo “O Urso” de Anton Tchekhov com o Grupo dos Cinco (2003) e trabalhou como atriz com diferentes coletivos e diretores, entre eles Luciano Alabarse, Camilo de Lélis, Oscar Simch, Roberto Oliveira e Zé Adão Barbosa. No cinema e na televisão trabalhou com diretores como Jorge Furtado, Fábio Barreto, Alex Duarte, Alexandre Derlan, Carlos Gerbase, Paulo Nascimento, Liana Farias e Maurício Medeiros. Entre 2009 e 2019 assinou a coluna de teatro na Rádio Band News FM Porto Alegre – 99,3.
Em 2014 foi a artista homenageada do 21o Festival Internacional de Teatro Porto Alegre Em Cena, ganhando a biografia “A Arte Transformadora”, escrita pelo jornalista Luiz Gonzaga Lopes, que integra o 5o volume da coleção Gaúchos Em Cena. Trabalha como diretora cênica de grupos vocais e canto coral desde 1995, entre eles o Expresso 25, no qual assinou, entre outros, a direção do espetáculo “Suíte Tom Jobim” (2022). Em 2020 foi tema do documentário “Deborah! O Ato da Casa”, longa-metragem com direção de Luiz Alberto Cassol. Em 2022, lançou, pela editora Bestiário, o livro infantil “Baile das Letrinhas”.
Acesse os links e saiba mais:
https://linktr.ee/deborahfinocchiaro
https://linktr.ee/ciadesolos