
“CONFESSIONÁRIO - Relatos de Casa”
websérie sobre violência doméstica e de gênero baseada em fatos reais e relatos pessoais
Sinopses, temas e links - por episódios
A websérie conta com 30 episódios divididos em 4 temporadas, onde cada um traz uma atriz contando um relato real sobre violência doméstica e de gênero. Todos os episódios dispõem de recursos de acessibilidade (audiodescrição, Libras e legendas para surdos e ensurdecidos). A terceira temporada também está disponível com legendas em inglês. As temporadas foram produzidas e lançadas nos anos de 2020, 2021 e 2023.
Entre 12 e 26 minutos de duração, cada episódio apresenta uma personagem que relata sua história para uma suposta campanha, chamada Confessionário, que visa encorajar outras mulheres a falar de suas vivências. Na segunda e terceira temporadas algumas das atrizes trazem as suas próprias histórias de violência.
Nas três primeiras temporadas, após cada um dos relatos das atrizes, a advogada Gabriela Souza faz uma análise do caso e propõe soluções e encaminhamentos jurídicos.
TEMPORADA 1
https://youtube.com/playlist?list=PL4JEk_QgjPeoyDqM0jSeTsKnbfjqggFh9
Episódio 1 – Ana Paula, com Deborah Finocchiaro
Tema: Violência psicológica e física
Links:
Ep 1 – https://youtu.be/sktSMAzj_tw
Ep 1 (com acessibilidade) – https://youtu.be/TakW8S6ukdc
Sinopse: Num relato contundente, corajoso e emocionado, Ana Paula conta como sofreu violência física e psicológica do ex-marido. Todos os tipos de violência são relatados por ela, mas algo é impactante e inacreditável. Ana Paula faz seu depoimento para que outras mulheres não passem pelo que ela passou. Ela busca respostas e tem coragem para falar sobre todos os tormentos que lhe foram impostos.
Episódio 2 – Marília, com Arlete Cunha
Tema – Violência psicológica e patrimonial
Links –
Ep 2 – https://youtu.be/A_1Au3UcHyE
Ep 2 (com acessibilidade) – https://youtu.be/cpCWilR0B_U
Sinopse: Marília foi casada durante vinte e cinco anos com Rogério até a separação, em função de todas as traições e a forma machista como ele tratava a relação. Quando Marília foi morar em sua própria casa e já estava com a vida estabilizada, veio a pandemia. Rogério teve problemas de saúde e Marília resolveu ajudá-lo temporariamente. Novamente ela estava em um relacionamento abusivo. Mas agora toma providências para que isso não continue.
Episódio 3 – Maria Regina, com Eleonora Prado
Tema – Violência física, psicológica e sexual
Links –
Ep 3 – https://youtu.be/si74DHbLI-s
Ep 3 (com acessibilidade) – https://youtu.be/Y2VbiLb11hw
Sinopse: Maria Regina e o marido viviam uma relação em que todas as pessoas achavam um “conto de fadas”, mas ele mudou radicalmente e ela descobriu como o marido era verdadeiramente quando sofreu uma brutal agressão física durante a pandemia. Maria Regina deu entrada a todo o processo de separação para lhe proteger e também a filha do casal.
Episódio 4 – Maria Auxiliadora, com Dane de Jade
Tema – Violência física, psicológica e moral movida pelo ciúme
Links –
Ep 4 – https://youtu.be/NCQuaIopNFk
Ep 4 (com acessibilidade) – https://youtu.be/wlMLHg7Hjro
Sinopse: A história de Maria Auxiliadora começou com um namoro com Sebastião, um amigo da família. Em sete dias de namoro Maria Auxiliadora descobriu que ele era violento e ela terminou o namoro. Então, Sebastião começou a pressionar diretamente a Maria Auxiliadora sem que a família dela soubesse. Até que um dia ele partiu para a tentativa de um feminicídio. Maria Auxiliadora ficou entre a vida e a morte. Ela sobreviveu e hoje tenta refazer sua vida, apesar do tamanho do trauma.
Episódio 5 – Cláudia, com Laura Medina
Tema – Violência física e psicológica movida pelo ciúme
Links –
Ep 5 – https://youtu.be/v_nC9TcHycs
Ep 5 (com acessibilidade) – https://youtu.be/nHqQi6bRgIc
Sinopse: A psicopedagoga Cláudia começou uma relação afetiva com um homem e logo no início ela começou a desconfiar que ele vigiava a vida dela. À medida que o tempo passou o ciúmes ficou exacerbado e Cláudia sofreu um abuso físico e logo depois um pedido de desculpas. Cláudia resolveu dar uma chance, mas o tempo passou e tudo voltou a ser como era antes num relacionamento tóxico até a tentativa de um feminicídio. Cláudia buscou seus direitos até a prisão do ex-namorado e agora reconstroi sua vida.
Episódio 6 – Jordana, com Amanda Gatti
Tema – Violência predatória, sexual e de gênero
Links:
Ep 6 – https://youtu.be/jBinaP5tnag
Ep 6 (com acessibilidade) – https://youtu.be/Mzr7kiN7y58
Sinopse: Por meio do Instagram Jordana descobriu um fotógrafo e resolveu fazer um book fotográfico, um antigo sonho seu. No entanto, durante o ensaio fotográfico elai sofreu vários abusos físicos com ele tocando no corpo dela sem qualquer consentimento de Jordana. E após isso o fotógrafo prosseguiu nas tentativas de abuso enviando mensagens para Jordana. Desse modo, ela buscou uma advogada e denunciou o abusador.
Episódio 7 – Juliene, com Cibele Sastre
Tema – Violência sexual, estupro marital
Links –
Ep 7 – https://youtu.be/pTMiU2FgNSE
Ep 7 (com acessibilidade) – https://youtu.be/NBW3mZEIqIc
Sinopse: Juliene se casou com primeiro namorado de sua vida e tinham uma relação de muito afeto. No entanto, com o passar do tempo e da maternidade, João se revelou outra pessoa. Ela e ele fizeram terapia de casal e resolveram tentar continuar. Mas novamente o tempo passou e tudo ficou muito violento e as relações sexuais passaram a ser forçadas. Juliene descobriu uma série de outras coisas que jamais imaginaria. Até o dia em que ela buscou uma ginecologista e evidenciou a extrema violência, e que ela estava vivendo um estupro marital. Juliene buscou assessoria de uma advogada, seus direitos e uma medida protetiva.
Episódio 8 – Júlia, com Danuta Zaghetto
Tema – Violência psicológica
Links –
Ep 8 – https://youtu.be/otQUGxYK9pM
Ep 8 (com acessibilidade) – https://youtu.be/BUHnQR7DEuo
Sinopse: Júlia compartilha sua história para ajudar outras mulheres que tenham passado por situações semelhantes. Júlia começou a namorar André e no início do namoro ele se mostrou gentil e divertido. Um dia André resolveu apresentar Júlia para alguns amigos dele. Foi aí que ela descobriu as atitudes e “brincadeiras” de quebrar copos e coisas que a turma do André fazia para extravasar, como jogos violentos de videogame. Na medida em que Júlia começou a conviver mais com eles, descobriu quem André genuinamente era. O pesadelo na vida de Júlia se transformou numa cena horrenda. Ela terminou a relação e ele seguiu a perseguindo e ela teve que pedir proteção e tenta recomeçar sua vida.
Episódio 9 – Beatriz, com Graziela Pires
Tema – Militância negra relacionada à violência doméstica e abuso psicológico
Links –
Ep 9 – https://youtu.be/gGvffqm8cxc
Ep 9 (com acessibilidade) – https://youtu.be/B1rJTZl0ZuI
Sinopse: Beatriz faz seu relato sobre sua relação com Jota. Com a intimidade da relação, Beatriz descobriu que Jota era possessivo e ciumento e na medida em que o tempo foi passando ele se tornou totalmente controlador. Em função da escolha de uma roupa que Beatriz queria usar, Jota lhe agrediu e logo depois pediu perdão. Beatriz aceitou. Mas tudo voltou a ser como era, com ele controlando tudo e mais uma vez ele agrediu Beatriz. Por consequência, ela acabou com tudo, mas jamais imaginou que ele pudesse usar uma foto dela para lhe agredir psicologicamente. Ela denunciou tudo, mas no dia da audiência Beatriz tomou uma atitude profunda em função da sociedade racista e trouxe uma reflexão a partir de sua decisão e fala.
TEMPORADA 2
https://youtube.com/playlist?list=PL4JEk_QgjPepADTXsvYC_HhPww8XTvDu0
Episódio 1 – Com Cristina Flores (relato pessoal)
Tema – Violência física e psicológica, tentativa de feminicídio.
Links –
Ep 1 – https://youtu.be/fbk70pOyDfo
Ep 2 (com acessibilidade) – https://youtu.be/qiQfaSB5lNk
Sinopse: A atriz Cristina Flores faz um relato pessoal impactante em que revela como sofreu violência por anos em vários ataques e como foi o dia em que quase foi vítima de feminicídio. Essa foi a segunda vez em que ela fez o relato publicamente. Cristina fala como sobreviveu ao ataque brutal e como foram os cinco segundos em que num ato ela sobreviveu. Cristina Flores presta seu depoimento para que outras mulheres também tenham coragem de denunciar.
Episódio 2 – Daiane, com Paula Souza
Tema – Violência obstétrica e racismo
Links –
Ep 2 – https://youtu.be/QctZpJOw7Ec
Ep 2 (com acessibilidade) – https://youtu.be/FV1rcxl68a4
Sinopse: Daiane revela como sofreu violência durante o momento do parto. Conta como ouviu frases terríveis e a forma como foi realizado bruscamente o procedimento para dar à luz. Por meio do depoimento de Daiane, é demonstrado como acontecem casos absurdos de violência obstétrica física e psicológica contra as mulheres no dia de seus partos. Daiane conta ainda, sobre o apoio que recebeu de uma advogada para conseguir resolver a situação de outro parto que fez posteriormente. Daiane apresenta o que aconteceu para que outras mulheres não passem pelo que ela passou e busquem seus direitos.
Episódio 3 – Com Valéria Barcellos (relato pessoal)
Tema – Violência sexual e psicológica. Pedofilia.
Links –
Ep 3 – https://youtu.be/qh0kux2fELY
Ep 3 (com acessibilidade) – https://youtu.be/ZAZqdGvMZO0
Sinopse: A atriz e cantora Valéria Barcellos fala sobre a cidade em que viveu na infância e na adolescência, um local em que o machismo, o racismo e a misoginia marcavam o cotidiano. No entanto, durante o relato, Valeria expõe uma situação pessoal avassaladora de como foi violentada diversas vezes por um primo enquanto era criança. Era dentro da própria casa e de alguém muito próximo da família que Valéria foi abusada. E ela faz uma reflexão profunda de como isso pode acontecer e dos cuidados e perigos de alguém tão próximo e da família.
Episódio 4 – Juliana, com Patricia Soso
Tema – Violência física e psicológica
Links –
Ep 4 – https://youtu.be/sai4MvamT3c
Ep 4 (com acessibilidade) – https://youtu.be/eW7r6Bmr7Qs
Sinopse: Juliana largou tudo após se apaixonar por um homem e foi morar com ele em outro país. Com o tempo ele foi se distanciando e deixando ela totalmente dependente financeiramente, pois desconhecia a língua e ele tratava de deixá-la distante de tudo, ao mesmo tempo em que ficava longe de casa. Depois ele começou a destratá-la, até que a agrediu fisicamente e quando ela estava no hospital achando que a violência havia acabado, ele foi até o local e atirou nela numa tentativa de feminicídio. Ele foi preso em flagrante e está preso. Juliana sobreviveu, mudou de país, faz terapia e tenta recomeçar sua vida por meio de uma rede de apoio.
Episódio 5 – Noêmia, com Sinara Rubin
Tema – Violência moral, nudes, pedofilia na internet.
Links –
Ep 5 – https://youtu.be/-zRejIyzTd4
Ep 5 (com acessibilidade) – https://youtu.be/n9MPOA78E2c
Sinopse: A ativista pelos movimentos sociais, Noêmia conta como foi descobrir que fotos de sua sobrinha de doze anos haviam sido compartilhadas na internet por meio de um aplicativo em que tinham fotos – selfies – de outras meninas e adolescentes mulheres. A sobrinha de Noêmia estava sendo explorada por outros adolescentes homens. Noêmia buscou a ajuda de uma psicanalista e encontrou uma solução para auxiliar sua sobrinha a sair desse ciclo de violência. Noêmia juntamente com a família conseguiu denunciar e retirar a menina dessa situação de sofrimento.
Episódio 6 – Lívia, com Sandra Alencar
Tema – Violência física, psicológica e moral. Violência contra a maternidade.
Links –
Ep 6 – https://youtu.be/H_nkerTUnEQ
Ep 6 (com acessibilidade) – https://youtu.be/caOxkYGTeSQ
Sinopse: Lívia relata seu grito de basta, após um longo relacionamento abusivo. Em seu relato Lívia demonstra que aquilo que imaginava ser algo de atenção de seu companheiro na realidade era uma obsessão por ela. Ele reclamava constantemente de todas as atitudes de Lívia, colocando sempre a culpando. Ela acabava relevando porque isso acontecia depois que ele bebia. Então, ela engravidou e tudo mudou para pior. Um dia Lívia reagiu a uma discussão e ele, além da agressão verbal, também a agrediu fisicamente. Lívia, em nome da maternidade, resolveu perdoá-lo mais uma vez. Posteriormente, seu companheiro passou a reclamar dela em toda e qualquer situação em que se tratava da criança, inclusive retirando ela do convívio de seu filho. Depois de tudo isso, mais uma vez, ele a agrediu fisicamente e ela foi direto para a delegacia da mulher e solicitou uma medida protetiva. Até hoje Lívia luta para ter uma vida com dignidade e livre do machismo.
Episódio 7 – Raquel, com Magda Loitzenbauer
Tema – Violência psicológica (relacionamento a partir da internet)
Links –
Ep 7 – https://youtu.be/r6V6QFj01P4
Ep 7 (com acessibilidade) – https://youtu.be/CfFTyUnDcxs
Sinopse: Raquel é arquiteta e vive na Alemanha há 15 anos. Como quase não saía e não tinha um companheiro há algum tempo, resolveu criar um perfil para um site de relacionamentos. Logo teve retornos e encantou-se por Ian. Já no primeiro encontro revelou-se mais lindo, maravilhoso, educado, gentil e encantador do que ela esperava, seduzindo Raquel completamente. A relação encantava todos, porém Raquel revela muito dela e sabe pouco de Ian. Quando ela resolve indagar sobre a vida dele é surpreendida com relatos assustadores e comportamentos violentos. Procura ajuda e é orientada a se afastar porque estaria vivendo um relacionamento abusivo.
Episódio 8 – Eva, com Simone Telecchi
Tema – Pedofilia, violência sexual, física e psicológica.
Links –
Ep 8 – https://youtu.be/0FnH86EwKKE
Ep 8 (com acessibilidade) – https://youtu.be/8tZ5ecamOh0
Sinopse: Eva nos conta que foi estuprada aos 14 anos por um primo, o “querido da família” de quase trinta anos e engravidou. Sem o apoio da própria mãe, que não acreditou no ocorrido, ela criou o filho com a ajuda da família que escondia o fato do filho ser do primo. Eva sofreu sozinha por muito tempo. Casou-se com um colega de faculdade e uma vez formados em engenharia mecânica montaram uma oficina. Durante a pandemia, Eva tocou no assunto com o marido de terem filhos e ele a agrediu dizendo que isso feria a masculinidade dele, uma vez que ele não podia ter filhos. Após ser agredida procurou a delegacia e denunciou o companheiro. Eva recomeçou buscando resolver a história com a mãe e revelando a verdade para o filho.
Episódio 9 – Cleonice, com Elaine Regina
Tema – Violência sexual, física e psicológica
Links –
Ep 9 – https://youtu.be/u8Yvj9syKZA
Ep 9 (com acessibilidade) – https://youtu.be/d0YoZFMjZ50
Sinopse: Cleonice casou-se acreditando no “conto de fadas”, mas acabou vivenciando na pele o pesadelo que é o ciclo da violência. Na primeira noite foi surpreendida com violência sexual e na sequência, humilhações nas quais silenciou ao longo do tempo. Acreditando que ter filhos melhoraria o relacionamento, ele concordou condicionando que deveria ser uma menina. Cleo engravidou de gêmeos, dois meninos. Ao revelar o resultado para o marido, mais uma vez, ele a humilhou. Certa vez, dormiu chorando e acordou com berros e xingamentos e para se proteger e, também, aos bebês, armou-se com uma garrafa quebrada. Uma vez imobilizada por ele teve seu braço rasgado e registrou a primeira ocorrência.
TEMPORADA 3
https://youtube.com/playlist?list=PL4JEk_QgjPepi6hazdY2AehaaGTtwApSs
(todos os episódios tem a participação da advogada Gabriela Ribeiro de Souza)
Episódio 1 – Com Tânia Farias (relato pessoal)
Tema – Violência sexual e psicológica. Estupro coletivo.
Links –
Ep 1 – https://youtu.be/lUHVVQWJoEE
Ep1 (com acessibilidade) – https://youtu.be/zzDl6j0KYfU
Ep1 (legendas em Inglês) – https://youtu.be/gsFasxhcdcw
Sinopse: Tânia Faria, atriz, traz um relato pessoal. Aos 19 anos foi vítima de um estupro coletivo no caminho entre a parada de ônibus e sua casa. Quase na porta da sua casa, quatro homens a dominaram e violentaram. O crime ocorreu na rua em que Tânia morava desde muito pequena. Não bastasse a violência sofrida, no dia seguinte, ao sair de casa pela primeira vez após o ocorrido, Tânia sentiu-se violentada pela segunda vez. A rua inteira sabia do que tinha acontecido, porque o vizinho da frente tinha assistido tudo e não fez absolutamente nada. “Ele não gritou… não tentou dar um corridão naqueles caras, não chamou a polícia, não fez nenhum barulho estrondoso… nada, ele não fez nada.” O vizinho ou os vizinhos da frente tinham optado por assistir ao espetáculo.
Episódio 2 – Dandara, com Mariana Abreu Marmontel
Tema – Violência sexual, psicológica. Estupro coletivo.
Links –
Ep 2 – https://youtu.be/6G15WYI2BoE
Ep 2 (com acessibilidade) – https://youtu.be/rwTjBJlXISQ
Ep 2 (Inglês) – https://youtu.be/akHaSFWvfpU
Sinopse: Dandara compartilha a vivência do estupro de uma adolescente, com a mesma idade dela na época, 15 anos, sofrido durante uma festa que participavam na casa de um colega de outra escola. Na ausência dos pais, os jovens bebiam e fumavam. Uma das meninas, desacordada, foi penetrada por cinco meninos, sendo o ato filmado e circulado pela Internet. Ao se deparar com o vídeo, Dandara busca a orientação de uma professora da sua escola, que para sua surpresa diz que talvez o ideal fosse deixar assim mesmo já que a menina estava muito bêbada e provavelmente não ia nem lembrar que tinha sido estuprada. Dandara, agora militante, defende e luta pelos direitos das mulheres.
Episódio 3 – Com Suzete Castro Martinez (relato pessoal)
Tema – Violência física, psicológica e sexual. Cárcere privado, tortura, estupro marital.
Links –
Ep 3 – https://youtu.be/TQRgr7Ikbzo
Ep 3 (com acessibilidade) – https://youtu.be/YyPpeuPMQoU
Ep 3 (legendas em Inglês) – https://youtu.be/FGnKmx27yd4
Sinopse: Suzi Martinez, nascida no interior, filha de pais cultos, se apaixona por um rapaz lindo e ciumento. Após um ano e meio de namoro ela casa e vai morar na capital. Desde o primeiro dia de casada, durante sete meses, sofreu diversas agressões do marido. Era mantida chaveada dentro de casa, humilhada, estuprada de modo recorrente, submetida a abortos, agressões físicas e psicológicas. Num ato de coragem foge de casa e só consegue reconhecer o caminho para a rodoviária porque reconhece as calçadas das ruas. Volta para a família no interior.
Episódio 4 – Bruna, com Manuela do Monte
Tema – Violência sexual, social e psicológica. Estupro marital.
Links –
Ep 4 – https://youtu.be/EBTi65d8KPs
Ep 4 (com acessibilidade) – https://youtu.be/2aEqcpJikVg
Ep 4 (Inglês) – https://youtu.be/svn6sN0fwis
Sinopse: Bruna namorava Renan, ambos modelos. Moravam em São Paulo e viviam uma relação maravilhosa, apesar dele ser muito ciumento. Isso atrapalhava a relação, além de várias situações que já davam dicas de que o relacionamento era abusivo. Bruna vivenciou relações sexuais forçadas por diversas vezes. Um dia apareceu uma oportunidade muito legal de trabalho numa agência e ela perdeu o teste porque Renan a deixou trancada em casa. Quando a agência cobrou dela a presença acabou contando o que estava acontecendo. A agência ligou para os pais e a mãe ligou para Renan que terminou o relacionamento, mas passou a cercá-la e a ofendê-la, o que fez com que Bruna voltasse para casa abrindo mão da sua vida em São Paulo.
Episódio 5 – Iruana, com Denizeli Cardoso
Tema – Violência de gênero e psicológica. Feminicídio.
Links –
Ep 5 – https://youtu.be/64kuj8JxoNw
Ep (com acessibilidade) – https://youtu.be/kMH25Pikc48
Ep 5 (Inglês) – https://youtu.be/RsNmsDGXh8Q
Sinopse: Denizelli Cardoso dá voz à história de “Iruana”, que relata o feminicídio da própria filha. Uma história de horror e tristeza, para dar um basta a toda essa violência absurda que estamos vivendo. Feminicídio é um crime de gênero.
Episódio 6 – Com Kaya Rodrigues (relato pessoal)
Tema – Violência física, psicológica e moral.
Links –
Ep 6 – https://youtu.be/wwRAnlzxHVg
Ep 6 (com acessibilidade) – https://youtu.be/J4hHxgGCulk
Ep 6 (Inglês) – https://youtu.be/-c0eR5juTaU
Sinopse: A atriz Kaya Rodrigues nos conta que após terminar um relacionamento de oito anos envolveu-se, rapidamente, em outro, onde teria projetado toda a intimidade da relação anterior numa pessoa que ela não conhecia de fato. Essa pessoa queria que ela acreditasse que o fato dele ter ciúme demais era amor. Quando o ciúme estava demais, quando ela já se sentia sem vida, tentou terminar e essa pessoa não aceitou. Certa vez no apartamento dele, ele a trancou para que ela não saísse e, durante doze horas, ele tentava a convencer de que tinham nascido para estarem juntos e em outros momentos, que ela era uma vagabunda por estar terminando com ele. Ele divagou entre o amor e o ódio, mas o que ele queria era machucá-la, e para isso ele estaria disposto a morrer.
Episódio 7 – Roberta, com Alice Ribeiro (relato real)
Tema – Violência psicológica e moral.
Links –
Ep 7 – https://youtu.be/cR5LXkLPVBo
Ep 7 (com acessibilidade) – https://youtu.be/adqAxQa84N0
Ep 7 (Inglês) – https://youtu.be/6DVhBYTt6SE
Sinopse: Alice Ribeiro nos conta a história de Roberta que namorava Tim. Eles se apaixonaram e os primeiros meses foram só alegria. Era o que aparentava ser. Iam a festas, bares, tudo era bonito, compartilhavam os amigos e tudo mais. Passado um ano, Tim tornou-se inconveniente, pois mexia na bolsa dela e queria a todo o instante saber o que ela estava fazendo, era um espécie de possessão, obsessão. E o clima foi ficando tenso até que Roberta não quis mais o relacionamento. Tim fez coisas horríveis, transformando a vida dela num inferno.
Episódio 8 – Com Andrea Cavalheiro (relato pessoal)
Tema – Violência social. Racismo, gordofobia, alcoolismo.
Links –
Ep 8 – https://youtu.be/Ll99RyUG3Jc
Ep 8 (com acessibilidade) – https://youtu.be/nvhMut2DTGM
Ep 8 (Inglês) – https://youtu.be/riSdJRryTd8
Sinopse: Histórias de gordofobia, racismo estrutural e de alcoolismo são trazidas pela atriz e cantora Andrea Cavalheiro que as vivenciou em diversas fases da vida. Em seu relato ela clama por respeito e aceitação.
Episódio 9 – Com Juçara Gaspar (relato pessoal)
Tema – Violência de gênero, sexual e psicológica. Pedofilia.
Links –
Ep 9 – https://youtu.be/DIyOcz9Hy-k
Ep 9 (com acessibilidade) – https://youtu.be/U-O4aWA2Tzc
Ep 9 (Inglês) – https://youtu.be/sa8ti97VXH0
Sinopse: Juçara Gaspar, atriz, conta seu relato sobre violência sexual sofrida aos dez anos de idade. Já adulta, resolve compartilhar sua história, inicialmente com a família, e é quando se depara com outros relatos de violência no seio familiar promovidas pelo mesmo agressor ao longo dos anos.
TEMPORADA 4 – CONFESSIONÁRIO – RELATOS DE ACORDAR
Episódio 1 – “Privada da Sua Própria História” – trabalho análogo ao de escravo
Com Patsy Cecato
Participação da auditora fiscal Lucilene Pacini
Entrevistas de Jussara Maria Barros e Lucimar Fátima Siqueira
Links –
Ep 1 – https://youtu.be/stL5BvHyNWM
Ep1 (com acessibilidade) – https://youtu.be/PFWmhFTi5BU
Sinopse: A atriz Patsy Cecato nos conta a história de uma senhora que foi privada de viver sua própria história, mas que aprendeu a importância de viver de forma correta e quer compartilhar sua experiência para ajudar outras pessoas. A personagem era de uma família pobre do interior. Eles eram nove irmãos e mais três primos que moravam lá também, o que totalizava muitas pessoas. Apesar de seus pais trabalharem, era difícil para a família e muitas vezes eles passavam fome. Com nove anos de idade, ela foi indagada sobre saber ler, escrever, se sabia fazer as tarefas de casa e acabou vindo para cidade com Dona Regina, que convenceu os pais que seria bom para a menina e pra eles também, porque ela estudaria e poderia ajudá-los com um dinheirinho. Muitos anos passaram e ela foi mantida na casa, sem dar-se conta, como escrava. Após a denúncia de um vizinho é levada para uma casa de acolhimento.
Lucilene Pacini é auditora fiscal do trabalho e atua no combate ao trabalho análogo ao escravo no estado do Rio Grande do Sul, ela analisa o caso apresentado e propõe soluções e encaminhamentos jurídicos.
Episódio 2 – “Sem medo de envelhecer” – violência contra idosos
Com Sandra Dani
Participação da delegada Ana Luiza Caruso
Entrevistas de Cleria Finocchiaro e Ana Maria Rodolphi
Links –
Ep 2 – https://youtu.be/5FzWTP0e-j4
Ep 2 (com acessibilidade) – https://youtu.be/spqP0NcM7JI
Sinopse: A história da professora Dalva, interpretada pela atriz Sandra Dani, trata da necessidade de ouvirmos as pessoas idosas. Dalva perdeu o marido e, tempos depois, a filha Fátima. A pandemia afetou a vida da professora e de seu neto. Joaquim estava desempregado e sugeriu que a avó fosse morar com ele numa das casas construídas pelos avós e que alugasse a casa de trás, para assim melhorar o orçamento deles. Dalva acreditava ser um gesto de carinho do neto. Ela reclamou para o Joaquim do barulho dos inquilinos, que não podia sair para cuidar da horta, que a gatinha Dengosa havia sumido, que ele não havia comprado o celular que ela tinha pedido, entre outras coisas e Joaquim tinha resposta para tudo e enfatizava sempre que a avó estaria caduca. Um dia ele surpreendeu Dalva com um emprego na capital e queria que ela fosse com ele ou para um asilo. Ela veio para capital e Joaquim a colocou num apartamento insalubre, com manchas de umidade na parede. Ela não podia sair, estava sem remédios, poucas roupas, sem comida, sem chuveiro. Ele não vinha todos os dias pra casa. Certo dia ele foi embora, chaveou a porta como sempre, e Dalva ficou desesperada e começou a bater na porta. Estava com falta de ar. Mas batia e gritava por socorro. Até que uma pessoa veio e acionou a polícia. Joaquim chegou naquele momento e foi preso em flagrante! Ana Luiza Caruso, delegada titular da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa de Porto Alegre, analisa o caso apresentado e propõe soluções e encaminhamentos jurídicos.
Episódio 3 – “História de Uma Mulher Surda” – violência contra mulheres surdas e falta de acessibilidade
Com Brenda Artigas (atriz surda)
Participação da advogada Mirella Correia e Sá Cavalcanti (advogada surda)
Links –
Ep 3 – https://youtu.be/2atb3fOHbys
Ep 3 (com acessibilidade) – https://youtu.be/wXUaUNYwvx8
Sinopse: Brenda Artigas compartilha a história de superação e amor de Juliana pela filha surda. Juliana tem 33 anos e mora na cidade de Canoas, aqui no Rio Grande do Sul. É surda desde que nasceu e usuária de língua de sinais. Quando tinha 22 anos conheceu um rapaz ouvinte e muito bonito. Certo dia decidiram morar juntos e alugaram uma casa muito simples, que ficava ao lado da casa da irmã de Juliana que sabe língua de sinais. Tempos depois tiveram uma bebê chamada Isabela, também surda. Ela foi crescendo e de uns tempos pra cá ela estava com um comportamento estranho, diferente, ficava sempre muito grudada em Juliana, chorava muito, sempre querendo ficar sozinha. Isso deixou Juliana incomodada e muito preocupada. Certo dia, Juliana acordou para ir ao banheiro e percebeu que o companheiro não estava ao seu lado e que havia luz no quarto de Isabela. Quando viu o que estava acontecendo ficou horrorizada e gritou desesperadamente. Conseguiu aos empurrões desvencilhar-se e fugir com a filha para casa da irmã. Isabela não compartilhou com a mãe porque o pai ameaçava matar Juliana. Foram à delegacia e fizeram um boletim de ocorrência. Mirella Correia e Sá Cavalcanti, advogada, analisa o caso apresentado e propõe soluções e encaminhamentos jurídicos.