INVISÍVEIS – HISTÓRIAS PARA ACORDAR, apresenta relatos reais de grupos femininos, tantas vezes silenciados, como moradoras de rua e parteiras registrados no Jornal Boca De Rua e no livro Contos Sem Fadas organizados por Rosina Duarte. Tais histórias vêm à tona através do contato direto com esses grupos, em projetos desenvolvidos pela ALICE – Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação, reunindo depoimentos de mais de cem mulheres de todo o Rio Grande do Sul.
Para dar vida, corpo e voz a este universo, a performance visual, assinada por Deborah Finocchiaro e Amanda Gatti, foi concebida e executada durante o confinamento da pandemia do Covid 19 e conta com a participação das artistas Magda Loitzenbauer, Fernanda Copatti, Elaine Regina, Graziela Pires, Anaadi, Denise Ovádia e Valéria Pinheiro, além das próprias idealizadoras.
As gravações foram registradas pelos dispositivos móveis das artistas, cada uma em sua casa e os encontros se deram somente através da internet.
Para compor a obra, caracterizada pelo hibridismo de linguagens, além das atrizes, o vídeo é composto por imagens do projeto Tristicidade: Cartografias do Abandono e da (In)Visibilidade, de Leandro Selister e imagens de arquivo de Amanda Gatti, da NASA e Arquive.org.
DURAÇÃO: 14 minutos / CLASSIFICAÇÃO: livre
Concepção e criação: DEBORAH FINOCCHIARO e AMANDA GATTI
Direção: DEBORAH FINOCCHIARO
Textos: JORNAL BOCA DE RUA e LIVRO CONTOS SEM FADAS
Organização: ROSINA DUARTE
Elenco: DEBORAH FINOCCHIARO, ELAINE REGINA, FERNANDA COPATTI, GRAZIELA PIRES e MAGDA LOITZENBAUER
Narração: DEBORAH FINOCCHIARO
Voz em Off: AMANDA GATTI, ANAADI, DEBORAH FINOCCHIARO, DENISE OVÁDIA, ELAINE REGINA, MAGDA LOITZENBAUER e VALÉRIA PINHEIRO
Trilha sonora: CAU NETTO, CHICO FERRETTI e LAURA FINOCCHIARO
Imagens: Fotos do projeto TRISTICIDADE: CARTOGRAFIAS DO ABANDONO E DA (IN)VISIBILIDADE, de LEANDRO SELISTER com intervenções de AMANDA GATTI | Imagens de arquivo de Amanda Gatti, NASA e Arquive.org
Edição: AMANDA GATTI
Consultoria Astrológica: AMANDA COSTA
Assessoria de Imprensa: GRAZIELI BINKOWSKI
Parceria Cultural: ALICE – Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação
Realização: COMPANHIA DE SOLOS & BEM ACOMPANHADOS
A Companhia de Solos & Bem Acompanhados, um dos núcleos de criação cênica mais atuantes do Rio Grande do Sul, caracteriza-se pela versatilidade, escolha de temas que estimulam a reflexão e o pensamento crítico e mescla de diferentes linguagens – ao longo da sua trajetória reuniu mais de 300 artistas e grupos de diferentes áreas e cidades brasileiras. Já atingiu mais de 500.000 pessoas através de seus espetáculos, oficinas e performances.
Entre algumas das suas realizações estão os espetáculos “Pois é, Vizinha…”, direção Deborah Finocchiaro (1993); “Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana” (2006 – além do espetáculo contém CD, lançado em 2015 e DVD, lançado em 2017); “O Macaco & A Velha”, de Ivo Bender (2011); “Um Certo Capitão Verissimo”, direção Paulo Mauro (2012); “GPS GAZA”, direção Camila Bauer (2014); “Caio do Céu”, direção Luís Artur Nunes (2017) e “Diário Secreto de Uma Secretária Bilingue”, direção de Vinícius Piedade e Deborah Finocchiaro (2019). Os projetos “Histórias de Um Canto do Mundo – Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul” (que consiste em um espetáculo solo, um recital, um show musical e um registro da obra em livro/CD – 2008); “Palavra de Bolso – Onde a Literatura ganha Voz” (2015), “Mais que Nunca a Poesia” (2006) e “Sarau Voador – Literatura e Improvisos Transcriados” (2018). As peças curtas “Crack – Queimando a Vida” (2009), “O Exame” (sobre prevenção do HIV -1998) e “Erico de Bolso” (2013). E as obras literomusicais “A Espessura da Vida” (2018), “Leitura às Cegas” (2018), “Palavra Balada” (2018) e “Benção Poetinha”, a partir da obra de Vinicius de Moraes (2018).
Além de dezenas de indicações, recebeu 37 prêmios, entre eles 9 de melhor espetáculo, 18 de melhor atriz, 2 de melhor cenário, 2 de melhor trilha, 1 de melhor direção, texto adaptado, roteiro e prêmios como melhor artista de teatro. Já percorreu mais de 80 cidades no RS, 18 estados brasileiros, Uruguai e Argentina, participando de temporadas, projetos, mostras e festivais nacionais e internacionais.