Maratona Teatral – Oficina Integrada de Teatro

LUZ, PRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO

A “maratona” tem como objetivo principal integrar diversas áreas que envolvem o fazer teatral. Ministrada por integrantes da Companhia de Solos & Bem Acompanhados, profissionais qualificados que atuam no mercado de trabalho há muitos anos, pretende oferecer desde noções básicas até o aprofundamento de questões pertinentes à prática teatral. Seu formato permitirá aos alunos participar dos quatro segmentos ou escolher a área, ou áreas que mais lhe interessar.

A “maratona” não visa somente a profissionalização de atores, produtores e técnicos, visa a contribuição na formação de cidadãos cada vez mais generosos e solidários no trabalho e na vida.

CRONOGRAMA –  9h às 12h – oficina de iluminação / 13:30 às 16:00 – oficina de produção teatral / 16:30 às 19:30 – oficina de interpretação

 

MÓDULOS

 

1. ILUMINAÇÃO – INTRODUÇÃO À ILUMINAÇÃO CÊNICA

 

FORMATO: uma hora e meia de teoria e conversação; uma hora e meia de contato com equipamentos e demais elementos do espaço cênico.

CONTEÚDO: Iluminação: História da iluminação; aspectos gerais da iluminação cênica; elétrica básica; refletores convencionais e suas funções; livre conversação.

OBJETIVOS: oferecer ao leigo ou ao iluminador com pouca experiência a oportunidade de conhecer os elementos básicos da iluminação cênica; aumentar a consciência da importância do envolvimento do técnico com o espetáculo.

LIMITE DE VAGAS: 20 alunos

NECESSIDADES TECNICAS: A oficina deverá ser realizada dentro de um teatro que possua equipamentos variados e um técnico responsável.

DURAÇÃO: 3 horas

MINISTRANTE: Leandro Pires
Iniciou suas atividades artísticas em 1992, atuando como Produtor de Palco no festival Moenda Da Canção, em sua cidade natal, Santo Antônio da Patrulha.
Como ator, participou dos espetáculos “Amor, Amor”, uma criação coletiva de uma oficina teatral ministrada por Marco Aurélio, em 1992;  “Movimentos”, em 1993; “O Despertar Da Primavera”, com direção de Marco Aurélio e “Arte e Brilho Nos Santos Reis”, entre 1992 e 1995. A partir de 1994, começou a trabalhar como operador de luz no teatro, em uma temporada no Rio de Janeiro, com o espetáculo teatral “Bumba”, de Graça Coutinho e Pedro Oliveira, com pré – estréia no teatro Rio Othon. Trabalhou ainda neste ano na elaboração e conclusão do sistema de luz da Casa De Cultura Eduardo Cabús Teatro Bibi Ferreira – Espaço Henfil no Rio de Janeiro. Em 1995, participou do 10ª festival de teatro de Canela, na montagem ´´Don Juan“ com Ney Latorraca e Betty Goffman, direção Gerald Thomas. Nos anos de 1995, 1996, 1997, 1998, 2007 e 2008, atuou como técnico de luz do festival de teatro Porto Alegre Em Cena . Entre 1995 e 1997, atuou como consultor de iluminação nas principais empresas de Porto Alegre, como Arco Íris Iluminação, Clara Luz, Cid Iluminação.
Em 1996, participou do 9ª festival de bonecos de Canela, como iluminador da Cia de bonecos ´´Os caras de totens“. Entre 1997 e 2008, trabalhou como Iluminador na casa noturna Dado Bier. Em 2004, fez a criação e operação de luz do espetáculo infantil “Cinderela”, com direção de Nilton Filho; em 2007, fez a operação de luz na Peça teatral “Rádio Esmeralda”, no teatro da Amrigs e em 2009, participou da equipe técnica de iluminação do espetáculo “Ópera Popular do Vinho”, em Bento Gonçalves. Na área da música, atua desde 1994 na criação e na operação de luz em espetáculos e gravações de DVD de artistas como Paralamas do Sucesso, Elba Ramalho, Frank Solari, Felipe Azevedo, Zé Caradípia, Bandas Ultra Men, Acústicos e Valvulados, Comunidade Nin-Jitsu, Formigos, Neto Fagundes, Tequila Baby e Kako Xavier, entre outros. Entre 2008 e 2009, fez a programação da iluminação para o palco das casas noturnas Long Play, Chairs Resto Lounge e Insano Bar (Porto Alegre) e SAVE (Portão) e prestou serviços como iluminador e técnico em iluminação para empresas como SpotLight, Zero DB e Clara Luz. Desde 2011, trabalha como Operador de Luz e Responsável Técnico na Companhia de Solos & Bem Acompanhados, participando dos Espetáculos “Pois é, Vizinha…” e “Sobre Anjos & Grilos”.

 

2. CADEIAS PRODUTIVAS INDENPENDENTES E GESTÃO DE PROJETOS

 

CONTEÚDO: Produção independente no Brasil; Redes comunitárias de atuação; Importância das redes sociais e da comunicação em projetos; RIP – contrapartidas; Financiamento coletivos; elaboração e gestão de projetos – planejamento das etapas de produção; políticas cultuais e tipologias de editais – fundos, leis e patrocínios; Partilha de links e fontes de pesquisa;

OBJETIVOS: Partilhar conhecimentos, através do olhar da produção cultural independente e da gestão de projetos criativos, visando a instrumentalização, qualificação na área e democratização; Conscientização da função educativa do produtor cultural na sociedade e no mercado econômico;

LIMITE DE VAGAS: 20 alunos

NECESSIDADES TÉCNICAS: Cadeiras em círculo conforme o número de alunos; projetor; quadro branco; rolo de papel pardo e canetas;

DURAÇÃO: 2h30min.

MINISTRANTE: Cristiane Mota Cubas

Produtora Cultural e arte educadora. Graduada em Letras (UFRGS) em Português e Literatura Portuguesa, Brasileira e Africana pela UFRGS. Trabalha há mais de oito anos em projetos culturais ligados à formação de plateia e de leitores. Prêmio Jovem Agente de Cultura MINC/ Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural/2012. Foi produtora da Coordenação de Livro e Literatura da SMC/2009; Foi produtora da Festipoa Literária 2009-2015. Fundadora e gestora do Cabaré do Verbo. Realiza a concepção, a escrita, a gestão, coordenação e a administração de projetos. Atua junto à cooperativa Coletivo Catarse e aos grupos Companhia de Solos & Bem Acompanhados e Alabê Ôni. Fez formação arte educativa na Fundação Iberê Camargo e Instituto Brincante – SP.

 

3. INTERPRETAÇÃO – O SER EXPRESSIVO

 

CONTEÚDO: Serão desenvolvidas atividades práticas de expressão corporal e vocal, respiração, foco, coordenação motora, jogos teatrais e improvisação.

OBJETIVOS: Ampliar as possibilidades de expressão; Através do estímulo e desenvolvimento da observação, criatividade, sensibilização e espontaneidade tornar-se disponível para a prática teatral; O teatro como veículo de comunicação pessoal e social.

LIMITE DE VAGAS: 20 alunos com idade mínima de 14 anos

DURAÇÃO: 3 horas

Orientação: É necessário o uso de roupas confortáveis, sapatos baixos, sem acessórios.

MINISTRANTE: Deborah Finocchiaro
Bacharel em Interpretação Teatral pela Faculdade de Artes Cênicas da UFRGS. Atriz, diretora, locutora, apresentadora, roteirista, autora e produtora de espetáculos. Ao longo de sua carreira, recebeu 25 prêmios, entre eles 5 de melhor espetáculo, 17 de melhor atriz, 1 de melhor direção e 2 como Melhor Artista de Teatro.  Trabalha no teatro, cinema, televisão e rádio desde 1985. Criou a Companhia de Solos & Bem Acompanhados, e dela fazem parte os espetáculos que atua e dirige: Pois é Vizinha…Sobre Anjos & Grilos – O Universo de Mario Quintana eHistórias de Um Canto do Mundo – Memórias de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Integrou o elenco de Os Crimes da Rua do Arvoredo, direção de Camilo De Lélis (1999), Hamleto, direção de Luciano Alabarse (1994),Kaspar Hauser, direção de Oscar Simch (1986), Risco, Arisco e Corisco, direção de Roberto Oliveira (1988) e A Arca de Noé, direção de Zé Adão Barbosa (1991). No cinema, atuou em A Matadeira, direção de Jorge Furtado (1994) e Nossa Sra do Caravaggio, direção de Fábio Barreto (2004). Na televisão, nas minisséries da Rede Globo Incidente em Antares (1994), Comédia da Vida Privada (1997) e  A Casa das Sete Mulheres (2003) os programas especiais da RBS TV Contos de Inverno, Na Trilha dos Farrapos (2001) e Histórias Curtas (2001 e 2007). É também integrante do Grupo dos Cinco, onde assina a direção do premiado espetáculo O Urso de Anton Tchekhov.
Atualmente assina a coluna de teatro na Rádio BandNews FM Porto Alegre – 99,3.